top of page
Buscar

“A VIDA É A MELHOR ESCOLHA!”


Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.


De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.


É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda.

Se você que está lendo está passando por um desses momentos, saiba que sua vida importa! Você é importante, você está nessa terra por um propósito, não desista, você não está sozinho. E acima de tudo, busque ajuda psiquiátrica!


Se você conhece alguém, ou mesmo que não conheça, quer ajuda, seja empático no seu dia a dia, esteja disponível para as pessoas ao seu redor, esteja disponível para fazer o bem, seja gentil! E direcione pessoas em crise para apoio e aconselhamento médico!


Se você por vezes acreditou que o mundo é um lugar cruel e ruim e que não vale a pena viver nele, mude seu pensamento! Tem muita gente boa no mundo, e é por causa dessas milhares de pessoas que ainda temos alegria, acolhimento, amizade, apoio. Não desista de si e das pessoas!


Se você conhece alguém com sintomas de ansiedade, depressão, ataques de pânico ou idealizações suicidas, incentive ela a procurar um profissional especializado em busca de tratamento. Como medida emergência, pode entrar em contato com o CVV: 188 ou pelo site: www.cvv.org.br


Blog

bottom of page